terça-feira, 31 de maio de 2011

Aos Que Passam Em Nossas Vidas
 

Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única para nós,
e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho,
mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos
e nos deixam um pouco de si mesmos.
 
Há os que levam muito,
mas não há os que não levam nada.
Há os que deixam muito,
mas não há os que não deixam nada.
 
Esta é a mais bela realidade da vida...
A prova tremenda de que cada um é importante
e que ninguém se aproxima do outro por acaso...

Antoine De Saint-Exupery

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma história de amor - O TSURU

Quando lançaram a bomba em Hiroshima, uma menina chamada Sadako Sassaki estava para completar dez anos. Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho.

Na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. Até a idade dos doze anos, aparentava estar normal, uma menina saudável. Estudava e brincava como outras crianças e uma das coisas que mais gostava era correr.

Destacava-se nas corridas do colégio, quando, de repente, começou a sentir tonturas. Não disse nada a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício. Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão.

Tiveram então que levá-la para um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia. Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida da bomba.

Quando Sadako estava no hospital uma amiga trouxe-lhe alguns papéis para origami e dobrou uma garça (tsuru) para a menina. Contou a lenda do pássaro sagrado do Japão, que vive mil anos e tem o poder de conceder desejos.


Se uma pessoa dobrar mil Tsuru (Senbazuru) e fizer o mesmo pedido a cada um deles, será atendido. Sadako começou a dobrar Tsuru e pedir para sarar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia.

Sadako então desejou pedir para a paz mundial e disse: "eu escreverei paz em suas asas e você voará pelo mundo inteiro".

Sadako dobrou novecentos e sessenta e quatro Tsuru até vinte e cinco de outubro de 1955, quando morreu. Seus amigos dobraram os Tsuru restantes a tempo para o enterro.

Mas eles queriam mais: desejaram pedir por todas as crianças que estavam morrendo em conseqüência da explosão da bomba atômica. Formaram um clube da paz e começaram a pedir recursos para um monumento.

Estudantes de mais de três mil e cem escolas no Japão e de nove outros países constribuíram.

Em 03 de maio de 1958 o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no Parque da Paz em Hiroshima. As crianças desejam espalhar a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:


"Este é o nosso grito,
Esta é a nossa oração:
Paz no mundo,
Sadako onde você estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, e esperamos que seja também cumprida".

A ave Tsuru (tradução: grou ou cegonha) simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave símbolo do origami).

Fonte: Projeto 1000 Tsurus: Escola de Aplicação da FEUSP - Associção de Pais e Mestres

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ATEAC - Terapia Assistida por Animais


A ATEAC (Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais de Campinas), se tornou uma ONG em 2007, uma idéia da bióloga Silvia Ribeiro Jansen que teve a autoestima e capacidade de socialização de seu filho Daniel recuperada, depois que ele ganhou um filhote de labrador, a Luana. Daniel é portador da Síndrome de Asperger (espécie de autismo que não afeta o desenvolvimento intelectual), hoje ele tem mestrado em ecologia pela Unicamp.

Com essa experiência, Silvia já tinha conhecimento do trabalho de uma organização internacional “Delta Society” (USA), que promove até hoje a melhoria da saúde humana e qualidade de vida através da ajuda dos animais. Ela descobriu que existiam poucos trabalhos no estado de São Paulo e principalmente na região Metropolitana de Campinas. Assim, idealizou o projeto da Ateac, que se tornou uma ONG. Atualmente, 54 cães de diferentes raças integram o projeto – todos extremamente dóceis, permissíveis a qualquer manipulação e com saúde perfeita: devidamente vacinados e vermifugados – que se destaca por “dois trabalhos únicos no Brasil e raros no mundo”, segundo sua fundadora: a parceria com uma instituição de autismo, Adacamp, e o Centro de Referência de Portadores de HIV, que juntos totalizam mais de 200 atendimentos por semana.


Ao longo desse período, foram muitas histórias marcantes. “Houve o caso de uma criança autista que, aos dez anos, nunca tinha emitido nenhuma palavra. Após algumas semanas de tratamento, ela começou a receber o cão dizendo ‘au, au’ e algum tempo depois, aprendeu o nome dele”. A bióloga também cita os inúmeros casos de pessoas que, mesmo com dor, saíram da cama para passear com os cães pelos corredores. Toda essa disposição teve uma consequência: a queda no tempo de internação.


O sucesso do projeto pode ser atribuído a uma equipe multidisciplinar – composta por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e veterinários – sem esquecer, é claro, o mérito de suas principais estrelas: os profissionais de quatro patas. “Os cães não julgam, não fazem diferenciação de raça, cor e nível social. Oferecem a mesma dedicação ao morador de rua ou ao executivo; e a criança, independente se ela tenha ou não alguma deficiência. São nossos melhores amigos”.



Para quem quiser conhecer um pouco mais desse lindo trabalho:


contato:
tel: (19) 3342-7315
cel: (19) 9722-4999

terça-feira, 17 de maio de 2011

E tudo mudou...

O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto
O brilho virou gloss

O rímel virou máscara incolor
A Lycra virou stretch
Anabela virou plataforma
O corpete virou porta-seios
Que virou sutiã
Que virou lib
Que virou silicone

A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento
A escova virou chapinha
"Problemas de moça" viraram TPM
Confete virou MM

A crise de nervos virou estresse
A chita virou viscose.
A purpurina virou gliter
A brilhantina virou mousse

Os halteres viraram bomba
A ergométrica virou spinning
A tanga virou fio dental
E o fio dental virou anti-séptico bucal

Ninguém mais vê...

Ping-Pong virou Babaloo
O a-la-carte virou self-service

A tristeza, depressão
O espaguete virou Miojo pronto
A paquera virou pegação
A gafieira virou dança de salão

O que era praça virou shopping
A areia virou ringue
A caneta virou teclado
O long play virou CD

A fita de vídeo é DVD
O CD já é MP3
É um filho onde éramos seis
O album de fotos agora é mostrado por email

O namoro agora é virtual
A cantada virou torpedo
E do "não" não se tem medo
O break virou street

O samba, pagode
O carnaval de rua virou Sapucaí
O folclore brasileiro, halloween
O piano agora é teclado, também

O forró de sanfona ficou eletrônico
Fortificante não é mais Biotônico
Bicicleta virou Bis
Polícia e ladrão virou counter strike

Folhetins são novelas de TV
Fauna e flora a desaparecer
Lobato virou Paulo Coelho
Caetano virou um chato

Chico sumiu da FM e TV
Baby se converteu
RPM desapareceu
Elis ressuscitou em Maria Rita?
Gal virou fênix
Raul e Renato,
Cássia e Cazuza,
Lennon e Elvis,
Todos anjos
Agora só tocam lira...

A AIDS virou gripe
A bala antes encontrada agora é perdida
A violência está coisa maldita!

A maconha é calmante
O professor é agora o facilitador
As lições já não importam mais
A guerra superou a paz
E a sociedade ficou incapaz...

... De tudo.

Inclusive de notar essas diferenças

Luis Fernando Veríssimo

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Para que as pessoas vivem?


Esse vídeo emocionante do TC Bank de Taiwan mostra a história verdadeira de 5 amigos que se conhecem desde jovens, mas já possuem uma idade avançada (acima de 80 anos) , os idosos presentes no comercial são os protagonistas reais. Foram necessários 6 meses de preparação para essa filmagem. Entre os 5 amigos, 3 têm problemas no coração, 1 tem câncer e 1 é surdo. O filme é maravilhoso. Faz a gente refletir sobre a velhice, sobre as perdas que temos com o passar do tempo, sobre superação e sonhos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

FEIOS PORÉM LINDOS

"As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Era um poeta maravilhoso, esse Vinicius de Moraes, mas deixou imortalizada uma frase que jamais sairia da boca de uma mulher. Aos feios, as mulheres dão boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, inteligência e sex appeal.

Nunca veremos Brad Pitt e George Clooney namorando feinhas, mas já vimos Julia Roberts casar com Lyle Lovatt, um músico que tinha o rosto decorado com crateras, e a estonteante Sharon Stone desfilar com baixinhos barrigudos até contrair matrimônio com um senhor que mais parece um boneco de cêra. Há quem defenda a idéia de que mulheres casam com qualquer um, desde que tenha poder ou dinheiro. Poucas. Não foi o caso de Julia Roberts nem o de Sharon Stone, ricas e poderosas por si só, e também não é o caso de muitas Lucias, Andreas, Cristinas, Danielas, Fernandas e Jussaras anônimas. Mulheres preferem ser amadas do que invejadas.

Essa história de beleza tem a ver com atração, que tem a ver com "a primeira impressão é a que fica", que tem a ver com inícios de relações. Se a garota for um canhão, as chances de conquistar um deus são quase zero (é uma generalização, toda regra tem exceções). Já se o garoto for feio, porém espirituoso, talentoso e auto-confiante, pode descolar o número do telefone da Marisa Monte. Lembrem-se que ela já namorou o Nando Reis, dos Titãs. Alguma coisa ele tem de lindo.

Mick Jagger é raquítico e branquela. Gerald Thomas é raquítico, branquela e usa óculos. Woody Allen é raquítico, branquela, usa óculos e está quase careca. Apesar desse quadro de horror, sei de muita mulher que não os expulsariam da sua cama. Será que elas nunca ouviram falar em Mel Gibson, Antonio Banderas, Pedro Bial? Elas nunca ouviram falar é que beleza garanta o conteúdo.

Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é (só) porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra. É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde lá dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.

Por Martha Medeiros

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pense nisso...


Deus é muito pesado...
Por favor, reduza um pouco para mim...




Deus, por favor, corte mais um pedaço,
Assim eu poderei levar melhor.


 Deus, obrigado por isso...




Usaremos isto como uma ponte para atravessar
 
Ahh! é muito curto eu não vou conseguir atravessar



Qualquer que seja a sua cruz,
qualquer que seja a sua dor,
sempre haverá o Sol
depois da chuva...
Talvez você possa tropeçar,
e até mesmo cair, mas Deus sempre está pronto
para atender a sua chamada...
Ele conhece todas as suas preocupações,
vê todas as suas lágrimas.
Uma palavra dos lábios Dele,
pode acalmar o seu coração...
Suas tristezas podem prolongar
por toda à noite, mas de repente desaparece,
na luz do amanhecer...
O Salvador está te esperando,
para lhe dar a Sua graça,
e lhe enviar o Seu amor...
Qualquer que seja a sua cruz,
qualquer que seja a sua dor,
"Deus sempre enviará o arco-íris...
depois da chuva..."
Deus te abençoe!