sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fé x Religião - Vale uma boa reflexão!!

Parece mentira, mas foi verdade... Jogadores do Santos se recusaram a entrar em um centro espírita para ação beneficente. O incidente protagonizado por parte do elenco do Santos, durante uma visita ao Lar Mensageiros da Luz, que cuida de crianças, adolescentes e adultos, portadores de paralisia cerebral e outras deficiências - causou polêmica na imprensa Paulista. A equipe foi até o local para entregar ovos de páscoa às crianças, porém parte do elenco santista resolveu permanecer no ônibus, o motivo teria sido religioso . 11 jogadores participaram da ação beneficente.

Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com P maiúsculo) ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto abaixo tenho o prazer de compartilhar:


No Brasil, futebol é religião, por Ed Rene Kivitz

Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa. Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.

A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé. A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.

Quando você começa a discutir quem vai para o céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra a prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.

O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.

E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus , ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.

Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz. Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero e, inclusive, religião.

Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e a miséria de uma paralisia mental.

Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho.

Depois de tanta polêmica, o atacante Neymar foi ao programa Jogo Aberto, da Band, e pediu desculpas pelo ocorrido: "Aconteceu sim, mais da metade do grupo ficou no ônibus. Por isso, não só eu como todos nós erramos. A gente aprende errando. Estou arrependido de não ter entrado. Gostaria de pedir desculpas para eles (moradores do Lar) pelo que aconteceu."

Fonte: http://www.correioespirita.org.br/ e -email recebido em 21/07/10

3 comentários:

Rosani Zelada Rios Bau disse...

Oi amiga, tem selinho lá no blog pra ti.
Bjs
Rosani

Lilly disse...

Oi Cris,
Vi seu comentário e vim aki conferir vc de perto. Já descobri que pelo menos 2 coisas em comum: temos a mesma opinião concordante com esse Pastor sobre religião e Deus serem totalmente forças opostas; e a outra é nos livros, li e amei O Caçador de Pipas, estou me deliciando com A Cabana, e já providenciando o Marley e EU...Engraçado achar os três na sua lista.
Bjo
Lilly

wilson moraes disse...

PARABENS CRIS !! ESCELENTE BLOG!! PESSOAS ILUMINDAS SÃO DIFICEIS DE SER ENCONTRADAS! ESTOU FELIZ POR VC FAZER PARTE DO CURSO ALFA!QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE !
DEUS SEJA LOUVADO
WANDY!!!