segunda-feira, 6 de junho de 2011

AMANHECENDO
Acho que a maioria dos paulistanos amanhecem ouvindo o noticiário da Jovem Pan,  o inconfundível "Repita!!!", quando anunciado a hora certa, o Jornal da Manhã com o ancora Josival Peixoto e a trilha do Billy Blanco, com o seu "Amanhecendo", que nós faz lembrar de nossa obrigação diária... (Vambora, vambora, tá na hora, vambora, vambora...)

A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando entre as mais ouvidas, sediada na Av. Paulista, possui outra rede de rádio em FM, conhecida como Jovem Pan 2 FM.

O formato de jornalismo e prestação de serviços começou na década de 1970 e perdura até hoje, seguindo seu pioneirismo e tradição. Na época, ao lado da Rádio Eldorado, a Jovem Pan AM era uma das únicas rádios noticiosas da cidade.

Os jingles, as músicas e as vinhetas também são bastante tradicionais. Pontualmente, às 7 horas da manhã, todos os dias da semana, há pelo menos 30 anos, são tocados trechos das músicas "Tema de São Paulo - Amanhecendo - O tempo e a hora", do compositor Billy Blanco, consideradas por muitos como um hino dos paulistanos. No começo de 2000, a rádio chegou a tentar mudar o horário da execução desta música, mas os ouvintes reclamaram e manteve-se o horário original.

Confira parte da letra da SINFONIA PAULISTANA, relativamente ao segmento "Amanhecendo":


(...)
Começou um novo dia, já volta
Quem ia, o tempo é de chegar
Do metrô chego primeiro, se tempo é dinheiro
Melhor, vou faturar
Sempre ligeiro na rua, como quem sabe o que quer
Vai o paulista na sua, para o que der e vier
A cidade não desperta, apenas acerta a sua posição
Porque tudo se repete, são sete
E às sete explode em multidão:
Portas de aço levantam, todos parecem correr
Não correm de, correm para
Para São Paulo crescer
Vão bora, vão bora, olha a hora
Vão bora, vão bora, vão bora, vão bora
Olha a hora, vão bora, vão bora, vão bora
(...)

fonte: várias internet

3 comentários:

Sig Souza disse...

Minha nossa| Ouço essa musica ha anos e nem sabia que é do Billy Blanco! Para mim é ate nostalgico ouvir isso de novo pois faz algum tempo que passei a ouvir noticiario em outra emissora. Mas valeu e musica é bem o retrato de São Paulo

Felipe disse...

Outro dia desses ouvia a Jovem Pan Belém (102,3 MHz FM) e me deparei com essa vinhetinha. Achei simplesmente fantástica e é a cara de São Paulo (nunca tinha ouvido).
Depois vi que a música foi concebida naquele ambiente, inspirada na correria paulista.
Muito legal!

Início disse...

E para quem não sabe, Billy Blanco que compôs este quase segundo hino da cidade de São Paulo é paraense...