segunda-feira, 9 de maio de 2011

FEIOS PORÉM LINDOS

"As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Era um poeta maravilhoso, esse Vinicius de Moraes, mas deixou imortalizada uma frase que jamais sairia da boca de uma mulher. Aos feios, as mulheres dão boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, inteligência e sex appeal.

Nunca veremos Brad Pitt e George Clooney namorando feinhas, mas já vimos Julia Roberts casar com Lyle Lovatt, um músico que tinha o rosto decorado com crateras, e a estonteante Sharon Stone desfilar com baixinhos barrigudos até contrair matrimônio com um senhor que mais parece um boneco de cêra. Há quem defenda a idéia de que mulheres casam com qualquer um, desde que tenha poder ou dinheiro. Poucas. Não foi o caso de Julia Roberts nem o de Sharon Stone, ricas e poderosas por si só, e também não é o caso de muitas Lucias, Andreas, Cristinas, Danielas, Fernandas e Jussaras anônimas. Mulheres preferem ser amadas do que invejadas.

Essa história de beleza tem a ver com atração, que tem a ver com "a primeira impressão é a que fica", que tem a ver com inícios de relações. Se a garota for um canhão, as chances de conquistar um deus são quase zero (é uma generalização, toda regra tem exceções). Já se o garoto for feio, porém espirituoso, talentoso e auto-confiante, pode descolar o número do telefone da Marisa Monte. Lembrem-se que ela já namorou o Nando Reis, dos Titãs. Alguma coisa ele tem de lindo.

Mick Jagger é raquítico e branquela. Gerald Thomas é raquítico, branquela e usa óculos. Woody Allen é raquítico, branquela, usa óculos e está quase careca. Apesar desse quadro de horror, sei de muita mulher que não os expulsariam da sua cama. Será que elas nunca ouviram falar em Mel Gibson, Antonio Banderas, Pedro Bial? Elas nunca ouviram falar é que beleza garanta o conteúdo.

Mulher tem faro, não se contenta com a embalagem. É bem mais comum ver uma mulher linda acompanhada de um homem aparentemente sem graça do que o contrário. Não é (só) porque a concorrência é implacável e nos contentamos com o que sobra. É porque mulher tem raio-x: consegue olhar o que se esconde lá dentro. Se além de um belo coração e um cérebro em atividade ele ainda for apetecível, é lucro. Pena que a recíproca raramente seja verdadeira. Economizaríamos fortunas em cabeleireiros e academias se os homens fossem direto ao que interessa, na alma e no espírito, para os quais não adianta maquiagem.

Por Martha Medeiros

3 comentários:

Súh disse...

Amei, tem toda a razão!
Mulheres olham mais que um rosto bonito, pra nos tem que tem charme, educação, é dificil a bela ficar em primeiro, por mais que olhamos primeiro, mais não é o que conta no final
ameii o texto, beijooo

Sergio disse...

Menina Cris, esse texto é realista, incontestável. Ótimo! Contra fatos não há argumentos, mas no próprio texto, a autora fala sobre exceções em regras. Eu me enquadro nessas excessões. Meus amigos dizem que tenho gosto atípico por mulheres pelo fato de eu desejar uma mulher a partir de seu íntimo, intelectualidade... Já namorei muitas feinhas e foi muito prazeroso. As vaidades da época de menino já passaram, hoje, o que eu prezo é a qualidade da companheira. Sou feio, admito, mas sou realizado, extrovertido, romântico, e "contador de estórias"; as mulheres gostam disso, inclusive as belas, é aí que me dou bem. Quer seja com a bela ou com a feia. O importante é ser feliz! Bjs!

Sueli Gallacci disse...

Êta mulher arretada que sabe das coisas, essa Marta! Homens são burros mesmo rsrs. Não sabem que embalagens vão para o lixo, mais cedo ou mais tarde.

Bela postagem, Cris! Demorei mas cá estou passeando pelo seu blog. As coisas ainda estão um pouco tumultuadas aqui, mas devagar coloco em dia as visitas dos amigos.

Obrigada pelos seus comentários tão carinhosos, adoro todos eles!

Um beijo imenso pra vc, boa semana!