quarta-feira, 10 de março de 2010

hummmm
BRIGADEIRO
Hoje resolvi fazer uma homenagem a uma paixão nacional!!! O brigadeiro!!!!
Um doce brasileiro criado na década de 1940, comum em todo país e normalmente presente nas festas de aniversário.
A história desse doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce foi criado durante a primeira campanha à presidência pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas da campanha, sua esposa fez o doce para arrecadar fundos. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do Brigadeiro”. Com o tempo o nome do “brigadeiro” acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.
O que poucas pessoas sabem, é que existe um “Ateliê de brigadeiros”. É, isso mesmo, a Juliana Motter, formada em jornalismo e gastronomia, é dona de um fantástico ateliê de brigadeiros, o Maria Brigadeiro, especializado em "brigadeiros gourmet para festas, eventos e segundo ela crises agudas de TPM", o ateliê tem mais de 40 receitas do doce. Para matar a curiosidade, é só marcar horário para ter atendimento personalizado no ateliê Maria Brigadeiro.

Veja o site:
Ateliê Maria Brigadeiro

http://www.mariabrigadeiro.com.br/


Veja aqui as dicas e conheça um pouco do Maria Brigadeiro

Se você ficou com água na boca, deixo aqui uma receitinha de brigadeiro...

Culinária – Mais Você

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de chocolate grulado
4 colheres (sopa) de achocolatado em pó

Modo de Preparo
Numa panela junto o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, Misture bem até incorporar tudo. Leve ao fogo brando mexendo sempre. Utilize panela de fundo grosso. Quando a massa começar a se desprender do fundo da panela, passe a massa para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
Unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros, passando-os no granulado. Se desejar coloque em forminhas de papel.

Fonte: História do brigadeiro: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

Rosani Zelada Rios Bau disse...

Hummmmmmm, brigadeiro é tudo de bom né? Deu água na boca!!!!Adorei saber a história.
Bjs
Rosani

Paty ǤŘéŁ Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Oi Cris!
Obrigada e tbm adorei o seu blog: é lindo!! E tbm vamos te seguir..BjAu :D
AAHHH! Amu Chocolate!!!! rs