quarta-feira, 16 de março de 2011

O Traficante de Livros
foto de Clemilson Camps/JCImagem

O fundador da Livroteca dos Guardiões é o pernambucano Ricardo Gomes Ferraz, morador de palafita do Bode, um poeta e músico do nordeste brasileiro, conhecido como Kcal, que aos 16 anos descobriu a literatura com um livro de Machado de Assis, chamado A Mão de Luva, achado em um saco de lixo. A partir deste livro Kcal montou uma biblioteca na comunidade do Bode.

foto: http://livroseafins.com/
Em 2008, recebeu o prêmio "Faz diferença" na categoria social, e em abril de 2009 o ministro da Cultura, Juca Ferreira, reconheceu publicamente a utilidade da obra de Kcal.

Kcal é protagonista de um documentário italiano, "A mão de luva", a história de um traficante de livros no Festival Internacional de Cinema de Roma, de Roberto Orazi, um documentarista italiano. As filmagens foram parcialmente feitas no Brasil, onde o diretor conheceu a história de Kcal, e após algumas trocas de e-mails o diretor italiano percebeu que a história merecia ser contada e retornou a Pernambuco para filmá-la.
 
O filme além de reconstruir a vida e a obra de Gomes Ferraz, entrevistando moradores da comunidade, cita algumas de suas poesias no começo e no fim de algumas sequências. Com o filme, Kcal espera que os resultados das suas ações se amplifiquem ainda mais. Segundo ele: "A autoestima da comunidade melhorou, o desempenho na escola das crianças que vêm à biblioteca é outra".
 
É a Livroteca Guardiã, refúgio das crianças pouco lembradas. Muitas não sabem nem ler. Pegam livros por curiosidade. Passam as páginas para olhar as figuras. Joana, 8 anos, estava com um Manuel Bandeira na mão. "Não sei ler". O que importa é criança tocando livros. "Não tenho nada, mas faço tudo. Minha irmã vende crack na comunidade. Eu sou traficante de livros". Kcal

                http://livroseafins.com/

5 comentários:

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite.

Estou lhe seguindo e voltarei depois, para ler com mais calma.

Um abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)

Unknown disse...

adoooorei aqui!
acho que vc vai gostar d ela tbm ! rs
ja estou seguindo!
bjs

Unknown disse...

seguiiiiiiiindoo

Unknown disse...

Estou compartilhando no Face. Parabéns as suas coisinhas são grandiosas, êita Blog bárbaro!!!!!!!

Poemas assim! disse...

Emocionante de tão real.